Você conhece sobre a cultura Oriental ?
De acordo com o tempo a tatuagem ganhou sua evolução devido a chegada da arte no Japão. Pela grande força naval da civilização Nipon na região polinésia. Os originários do continente japonês chegaram a Polinesia ,e por fim conheceram a arte da tatuagem, levando tal metodologia para dentro de sua cultura, modificando-a e readaptando-a a tal ponto de transforma-la em uma forma de arte com a cara de sua civilização. Para alguns, esse momento foi primordial para o desenvolvimento tecnológico dessa arte. Pois eles usaram de suas matérias primas para tal evolução. A presença do bambu e de pigmentos extraordinários que os japoneses extraiam de sua fauna foi o começo dessa perspectiva a frente, no mundo da tatuagem, que tornou o Japão referencia nessa arte milenar. A evolução da tatuagem na sua essência veio basicamente pelos materiais e pelas imagens criadas pelos seus artistas.
Portanto durante o período do Japão feudal,as tatuagens eram usadas como forma de punição, tornando-se sinónimo de criminalidade. Para o japonês, muito preocupado com sua posição na sociedade, ser tatuado era pior do que a morte. Mas com a era Tokugawa, época de intensa repressão, ser criminoso se tornou sinónimo de resistência, popularizando a tatuagem.
Foi nessa época que surgiu a Yakuza, a máfia japonesa, cujos membros têm os corpos todos pintados em sinal de lealdade e sacrifício à organização e simbolizando a sua oposição ao regime.
Os equipamentos
Na questão dos equipamentos os japoneses fizeram a evolução também no quesito agulhas. usaram do bambu, planta encontrada em sua fauna, para criação de uma forma de pincéis feitos de tiras do mesmo, maceradas nas pontas dando efeito de várias agulhas . os japoneses criaram a metodologia de tatuagem chamada “Tebori”, que significa “feito com a mão” , onde é usado tal equipamento. Esse equipamento tem a função de pigmentar a pele, sendo usado sem a força que é usado o equipamento dos antigos Polinésios. Na haste de bambu usado no ”tebori”, esta desliza sob a mão do artista para pigmentação da pele.
Horioshi III
As Tintas
Os japoneses ao evoluírem a arte da tatuagem , não se esqueceram da evolução dos pigmentos usados por eles. Ao chegarem na Oceania, a civilização nipon assistiu a uma cultura bidimencional e monocromática criada pelos seus antecessores da arte da tatuagem,os Polinésios. Ao trazerem os pigmentos,tirados diretamente da natureza, a essa forma de arte, eles trouxeram também uma forma de recriar o tridimensional de sua cultura artistica a partir de uma gama de cores e pigmentos, sem contar com a recriação de uma já existente evolução artística.
As Imagens
A outra forma evolutiva que a cultura oriental trouxe a arte da tatuagem foram suas imagens baseadas em suas filosofias. Suas lendas, suas filosofias de vida e sua cultura, foram base de toda criação para os temas usados em tatuagens.
Alguns exemplos de temas usados em tatuagens na cultura oriental são: o dragão, animal emblemático simbolizando a saúde, sabedoria, vida e foi por muito tempo símbolo dos imperadores tanto chineses quanto japoneses. E outros como a gueixa, a carpa, o tigre, o samurai, a hania entre outros. Imagens recriadas de suas filosofias podendo ser vistas em tatuagens. Essa foi a conclusão básica de uma forma de arte evoluída nas mão de artistas.
fonte